top of page

Alinhadores X Aparelhos Convencionais

  • Foto do escritor: Clínica Crescità
    Clínica Crescità
  • 16 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Os alinhadores ortodônticos viraram uma febre nos últimos anos, podemos confirmar isso vendo a infinidade de empresas de alinhadores que encontramos em congressos, feiras e eventos.

Importante antes de iniciarmos uma comparação entre aparelhos fixos convencionais e a ortodontia com uso de alinhadores , é ressaltar que o mais importante em um tratamento é um bom planejamento e um profissional especialista na área cuidando do caso, tendo isso o resultado com qualquer técnica será excelente.

Mas se o resultado pode ser bom com ambas as técnicas quais as vantagens dos alinhadores?

As vantagens são muitas, primeiro que é uma técnica que utiliza muito mais tecnologia em seus planejamentos, que é o fundamental para um bom prognóstico. Através de softwares avançados conseguimos fazer diversos planejamentos para um mesmo caso, testar possibilidades e decidir qual o melhor caminho a seguir para nosso paciente. Conseguimos visualizar os resultados previamente ao início do tratamento e conseguimos estimar de forma muito mais segura o tempo de tratamento. Tempo de tratamento que por sinal é muito menor em relação a ortodontia fixa.

Os alinhadores proporcionam mais praticidade ( o paciente pode trocar em casa os alinhadores sem necessidade de comparecer com tanta freqüência ao consultório), mais conforto ( pois não possuim braquetes machucando os tecidos), mais higiene (paciente consegue remover os alinhadores e fazer uma higienização adequada) e mais rapidez (os movimentos já foram planejados pelo software minimizando erros).

A tecnologia permite também ao profissional realizar os tratamentos chairside ou in office, onde os alinhadores podem ser produzidos na própria clínica ou consultório, isso permite que o dentista tenha um controle maior de todo processo e cadeia de produção, além de diminuir muito o custo de tratamento, tanto para o profissional quanto para o paciente.

O tratamento ortodôntico com alinhadores é uma tendência na odontologia, o profissional que não se atualizar vai ficar fora do mercado. Mas isso não significa que temos que abandonar a mecânica fixa, até porque em muitos casos precisamos conciliar as duas técnicas para conseguirmos o resultado esperado.




 
 
 

Comments


bottom of page